top of page

A física por trás dos poderes dos heróis vingadores


Robert Bruce Banner era um físico nuclear que estava desenvolvendo para o exército americano uma arma que deixaria a bomba atômica no chinelo: a Bomba Gama. Quando esse poderoso artefato estava prestes a ser testado, Banner viu que uma criança havia invadido a área de testes e não hesitou em pedir que interrompessem o processo de explosão. Não tendo obtido autorização para cancelar o experimento em andamento, o físico deixou a área de segurança, correu em direção ao garoto e o jogou em uma trincheira próxima. Apesar de ter salvo o pequeno Rick Jones, ele próprio não conseguiu se proteger da explosão e foi atingido por uma quantidade gigantesca de radiação gama.

Os raios gama são produzidos pelo decaimento radioativo de núcleos atômicos e foram descobertos pelo físico e químico Paul Villard, em 1900, durante seus experimentos sobre a emissão radioativa do elemento químico Rádio. Foram batizados de radiação gama por Ernest Rutherford, o descobridor das radiações alfa e beta.

Certa vez, quando tinha quinze anos, Peter (O homem aranha) foi a uma demonstração pública sobre manuseio seguro de lixo nuclear. Durante a demonstração de um acelerador de partículas, uma aranha foi irradiada pelo aparelho. A aranha cai em Peter Parker, picando sua mão. Em seguida, despenca ao chão e morre por causa da radiação.

No caminho de volta para casa, um carro quase atropela Peter, mas esse consegue escapar ao pular por cima do veículo. Dessa forma Peter percebe que estava diferente e que tinha ganhado poderes.

A verdade por trás da ficção é que o lixo Nuclear, como o próprio nome já diz, é resultado da atividade com elementos radioativos que emitem energia nuclear, como por exemplo, Urânio, Césio, Estrôncio, Iodo, Criptônio e Plutônio. Este lixo não pode ser reutilizado em razão dos isótopos radioativos, ou seja, não pode ser tratado como lixo comum, são perigosos à saúde porque possuem um grande poder de penetração, eles invadem as células do organismo e podem levar até à morte. Por isso os materiais radioativos oferecem riscos à saúde do homem.


Siga "Casa Durval Paiva"
  • instagram-29-535x535
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page